Lopes da Costa
Lopes da Costa


Designação do projecto: Internacionalização – um processo racional e coerente

Código do projecto: CENTRO-02-0752-FEDER-019754

Objectivo principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de intervenção: Centro

Entidade beneficiária: Atelier D`Arquitectura J. A. Lopes da Costa Lda.


Data de aprovação: 03-11-2016

Data de início: 18-04-2016

Data de conclusão: 17-04-2018

Custo total elegível: 76.357,67 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 34.360,95 EUR


Descrição do projecto:

Como direcção de crescimento no futuro próximo, o Atelier Lopes da Costa pretende investir fortemente em mercados internacionais, continuando a apostar em França e Brasil e adicionalmente Cabo Verde e Moçambique por serem espaços geográficos com pouca concorrência e com uma ascensão de crescimento, onde existem boas oportunidades. Desta forma pretende-se que o mercado internacional tenha no pós-projecto um peso de 36,74% no volume total de vendas da empresa, perspectivando-se que a França continuará a ser o principal mercado internacional para a empresa.

Por forma a conseguir atingir os objectivos propostos, a empresa pretende realizar um conjunto de acções, enquadradas nas seguintes tipologias:

- Prospecção e presença em mercados internacionais (Prospecção e captação de novos clientes): através da realização de viagens de prospecção a França, Moçambique, Brasil e Cabo Verde.

- Marketing internacional: a empresa pretende apostar no desenvolvimento de materiais de suporte, nova linha gráfica, brochuras e outros suportes de comunicação e imagem como folders e embalagens.

- Conhecimento de mercados externos (Feiras/Exposições): participação em duas feiras internacionais como visitante, EquipHotel e Batimat em Paris.

- Presença na web, através da economia digital: no que diz respeito à Web o Atelier Lopes Costa conta investir no desenvolvimento de um site multilingue e aquisição de domínio para site.

- Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: contratação de um técnico qualificado para acompanhamento do presente projecto de internacionalização.